Caracterização

Localização
Vila Nova, situa-se aproximadamente a 5 km de Bragança. É uma aldeia pertencente à junta de freguesia de Donai e é ainda abraçada pelo Parque Natural de Montesinho.

 População  
Segundo a Câmara Municipal de Bragança esta povação, tal como muitas outras, é afectada pelo progressivo envelhecimento da população e pela diminuição da população residente, tendo actualmente cerca de 55 habitantes. Esta aldeia tem como principal sector económico a agricultura de subsistência, a pecuária e a construção civil, constatando-se que o sector dos serviços emprega um terço da população.

Origem
     São escassos os os documentos que demonstram quando esta aldeia começou a ser habitada, contudo, são conhecidos vestígios romanos, nomeadamente lápides e fragmentos de cerâmica, no lugar conhecido como "Devesa", perto da capela de S.Jorge. De referir ainda, que, segundo fontes populares, no vestíbulo da referida capela, por volta de 1978 aquando da sua ampliação, foram encontradas "ossadas" que não chegaram a ser removidas mas que eventualmente evidenciam uma ocupação pré-histórica.
Segundo a CMB, pode-se constatar com mais precisão que Vila Nova era já habitada na época mediaval, uma vez que se sediou uma abolida junta de freguesia invocada a S.Jorge. Ainda hoje está presente um pequeno, mas valioso património que remonta a essa referida época, este aglomera a Igreja Paroquial, a Capela de S.jorge, um moinho e alguns fontenários bastante antigos.

Tradições
   Sobrevive ainda uma larga continuação de costumes e tradições como as romarias em honra de N.srª. do Rosário, padroeira desta aldeia, e de  S.Jorge.
Realiza-se vivamente a tradicional "matança do porco" seguida da confecção do fumeiro e por alturas da Páscoa confecciona-se o folar no tradicional forno de lenha. Nestes pequenos convívios existe uma grande inter-ajuda, disponibilidade e alegria dos populares.
Agrande maioria da população dedica-se ao cultivo do campo e ao trato dos animais, ou seja, à agricultura de subsistência, mas também à caça, às rendas e aos bordados, existindo ainda, para ocupar os tempos livres, eventos levados a cabo pela junta de freguesia com o objectivo de proporcionar actividades de lazer.


    Em jeito de conclusão, pode afirmar-se que é um excelente lugar para visitar e pela sua proximidade à cidade de Bragança oferece um espaço com uma superior qualidade de vida, apetecível para habitar.



Bibliografia: Câmara Municipal de Bragança (sd). Juntas de Freguesia. Acedido em 12 de Abril de 2010, em:  http://www.cm-braganca.pt/document/448112/504972.pdf